Por Edvaldo Tomé
Na correria do nosso dia a dia, quase não temos tempo para conversarmos com Deus. Ou melhor, quando fazemos isso, aquilo que era para ser um diálogo torna-se um monólogo.
Apresentamos diante d´Ele toda a nossa dificuldade, sofrimento, ansiedade e preocupação. E de forma recorrente, temos a audácia de dizer a Ele para fazer aquilo que nós queremos (nossa vontade), e não nos sujeitamos à vontade d´Ele.
Isso acontece porque não temos dado tempo suficiente para que Deus responda às nossas queixas. Às vezes nossas orações são rápidas, onde apenas apresentamos as petições e quando Ele está pronto a responder, dizemos: "... em nome de Jesus, Amém". A comunicação é cortada rapidamente, seja por sono, cansaço ou por termos outras coisas, que consideramos mais importantes, para fazer.
Isso me faz recordar, de forma antagônica, a experiência de Moisés no monte Sinai, onde ele foi paciente ao ficar na expectativa de Deus falar com Ele:
"E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte. E a glória do SENHOR repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem. E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites". Êxodo 24:15,16,18
No versículo doze, Deus tinha chamado Moisés para o monte. Na subida do mesmo, a nuvem o cobriu e ele ficou seis dias envolvido nela, mas apenas no sétimo dia Deus falou. Precisamos persistir em buscar ao Senhor, mesmo quando Ele parece não falar nada. A persistência em buscar faz com que a nuvem da presença nos envolva, trazendo-nos fortalecimento para perseverar em obediência.
O silêncio de Deus nos seis dias ensinou muito a Moisés. Aprenda a ouvir o silêncio de Deus. "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus." (Sl 46.10a).
Muitas das vezes precisamos ficar calados curtindo a presença de Deus. Além disso, o silêncio aperfeiçoa em nós um caráter firme, perseverante e confiante em Deus. Isso nos levará a crer na Palavra e não em nossos sentimentos e vontades, firmando a nossa fé. Esta posição de fé nos deixa prontos para ouvir a voz de Deus.
Certa vez perguntaram para Madre Tereza de Calcutá o que ele falava enquanto orava, ela disse:
- Não falo nada eu só escuto.
Perguntaram novamente, e o que então a Sra. escuta, o que Deus fala? Ela disse:
- Ele não fala nada, só escuta.
Corriqueiramente, ficamos muito tempo adorando a Deus e dizendo o quanto o amamos, o quanto Ele é importante para nós e não damos espaço para Ele dizer o mesmo. Deixe-o fazer isso. Apenas deixe Deus amar aquele que Ele criou. Em todas estas formas variadas de Deus ministrar a nós, existem níveis diversos e quanto mais profundo é o nível em que você está, mais profunda será a mudança efetuada por Deus em você.
Que tal fazermos isso agora. Entre no lugar secreto em Deus e deixe que Ele fale com você.
Deus abençoe.
Comentários
Postar um comentário
Seja bem vindo para comentar esta publicação no Blog do Ed.
Não serão aceitos comentários anônimos.
Pode elogiar, criticar, e até discordar de tudo o que leu aqui, mas, o faça com educação. Lembre-se, outras pessoas irão ler seu comentário.