Voltemos às Escrituras

Por Edvaldo Tomé

Tenho sido questionado sobre as várias estratégias utilizadas pela igreja evangélica com o  intuito de levar a palavra de Deus aos jovens que ainda não conhecem o Evangelho de Cristo. Entre as medidas e ideias, já existem os chamados "movimentos gospel" para atrair a juventude para Cristo.

Podemos colacionar aqui alguns exemplos como: balada gospel, boteco gospel, e afins. Na verdade, tudo aquilo que atrai os jovens no mundo estão colocando dentro das nossas igrejas como forma de "atração" para os que vem de fora.

Na minha singela e humilde opinião, entendo que tais estratégias relativizaria as Escrituras Sagradas. A palavra de Deus é absoluta e deve estar presente nas nossas vidas como um todo. Quando relativizamos a Sã Doutrina, deixamos para trás princípios e preceitos Bíblicos para simplesmente adequarmos a palavra de Deus nas nossas vidas e não o contrário, pois a nossa vida é que tem que se adequar a Palavra de Deus.

Do contrário as seguintes frases estarão sempre em nossa mente: "isso não é bem assim"; "não é isso que a Bíblia quer dizer"; "não podemos levar tudo a ferro e fogo"; "isso não tem nada a ver" e etc.

Para robustecer meus argumentos, utilizo a própria Bíblia Sagrada como forma de defesa da presente ideia. Não que eu pense que eu sou o dono da verdade, mas tentarei demonstrar de forma simples que quando se tem a disposição de falar sobre as Escrituras, não precisamos de estratégias mundanas para que haja a transformação de vidas.

Jesus disse que o mundo nos odeia. Como eu poderia usar das mesmas táticas do mundo dentro da igreja? Nós fomos chamados para fazer a diferença e não sermos iguais aqueles que estão no mundo.

"Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia". João 15:19

Nosso objetivo é seguir a Cristo e não às filosofias ou sutilezas que o mundo oferece:

"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." Colossenses 2:8

Chego a pensar que quando fazemos concessões para que o mundanismo entre nas nossas igrejas, estamos sendo corruptos. Pois, conforme está escrito em Tiago 1.27:

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." 

Como disse, nosso papel é o de confrontar o mundo e não trazer o mundo para dentro das nossas igrejas. Noé desempenhou muito bem essa função de condenar o mundo Hb 11.7, assim como João Batista, ao dizer a Herodes que não era lícito ele possuir a mulher do próprio irmão Mc 6.18.

Desta forma, ainda que seja lícito utilizarmos de subterfúgios com a falsa premissa de levar o Evangelho do Reino aos que estão no mundo, entendo que não seria a maneira correta, uma vez que a Palavra de Deus por si só produz mudança de vida e arrependimento.

Finalizo enfatizando que, seja homem ou mulher, criança, jovem ou adolescente, o que o mundo precisa é de ouvir a palavra de Deus. Ouvir o Evangelho genuíno de Cristo, pois é poder de Deus. Nas palavras do Apóstolo Paulo: 

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." 
Romanos 1:16

Voltemos às Escrituras!
Edvaldo Tomé para o Blog do Ed

Comentários