Por Edvaldo Tomé
<;">
"E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna".
I João 2:25

Lemos ainda nos versículos 35-38:
"As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados. (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra." ACF
Assim, se estas cenas fossem projetadas na tela, com uma pausa entre cada uma, deveríamos ler: foram apedrejados... serrados pelo meio... provados... mortos ao fio da espada... andaram peregrinos... necessitados... afligidos... maltratados.
Com todo horror da tortura e do sofrimento, existe algo magnificiente na firmeza desses heróis antigos na fé inabalável que nutriam por Aquele em quem confiavam. O escritor de Hebreus apontou de tal maneira estas cenas, e de tal modo dirigiu os golpes do malho que estimulou os cristãos vacilantes do seu tempo e das eras vindouras a agirem da mesma forma que aqueles heróis, ter a fé em Deus independente do cumprimento da promessa.
Você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com a música que cantamos em nossas igrejas? O versículo 39 responde esta dúvida:
"E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa", ACF
O versículo acima, trata de todos os heróis da fé relacionados no capítulo 11 de Hebreus, e deixa claro que, muito embora tiveram testemunho pela fé, não alcançaram a promessa.
Pergunto: se eles (heróis da fé) morreram sem alcançar a promessa, porque eu e você, não iremos morrer antes da promessa se cumprir? Que tipo de promessa o poeta se refere em sua canção?
Deve-se fazer distinção entre as promessas (especiais) concedidas aos povos de todas as eras (Abraão em relação ao seu filho Isaque, por exemplo), e a promessa de Deus, que é muito superior e reúne em si o cumprimento final e supremo de tudo o que se esperou durante todas as épocas. Isto só se poderá dar quando Cristo vier a segunda vez, para nos conceder a vida eterna.
Assim, se morremos ou vivemos é para Deus. Jesus é o centro. "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." Filipenses 1.21
Desta forma, Biblicamente falando, a música que muitas vezes cantamos e declaramos não está de acordo com o a Palavra de Deus.
Que possamos fazer como o Salmista declarou: "Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação". Salmos 119:54
Cantemos às Escrituras!
Hoje em dia muitas coisas não estão de acordo e os púlpitos das igrejas estão cheios de desacordo!
ResponderExcluirA letra faz alusão uma licença poetica escrita pelo salmista: A mão direita do SENHOR é exaltada! A destra do Eterno age com poder!” Portanto, não morrerei, mas vivo permanecerei para proclamar as obras do SENHOR. O SENHOR severamente me castigou, mas não me entregou à morte. Salmos 118, versos 17 e 18.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiragente não morre enquanto a promessa de Deus não se cumprir,essa é a verdade!
ResponderExcluirMorre sim!!
ExcluirMeu grande questionamento é; como esta promessa me é feita, através de quem? Já vi pessoas morrerem dizendo que estavam esperando algo(normalmente coisas materiais) que Deus lhes prometeram.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAssino embaixo! O problema é que muitos sequer sabem diferenciar a PROMESSA CONDICIONAL da PROMESSA INCONDICIONAL.
ResponderExcluirCom certeza Marcos, e temos que conviver com essas "bizarrices" nos púlpitos das igrejas.
ResponderExcluirA letra da música é bonita, mas o autor colocou como tema central que ele não morrerá sem as promessas se cumprir. Isso é totalmente estranho peço ao espirito santo de Deus para que me perdõe se estou pecando em não concordar com essa música.
ResponderExcluir,E verdade, mas creio eu q, ele nao quis q a musica chegace a esse criterio, pois a letra e bem clara, nao morrerei enquanto a promessa nao se cumprir, veja bem, isso significa fe, por mais q vc morra antes da promessa de Deus, mas vc numca desistiu delas, pois se foi Deus q prometeu msm, ira cumprir com certeza, ele e um Deus q cumpre promessas pra aqueles q o adora em espirito e em verdade. Pois foi o proprio Deus q prometeu, e quando ele promete, pode passar 20 anos mais sua promessa ele numca esquecera.
ResponderExcluirVerdade
ExcluirDeus nao e homem para que minta nem filho do homem para q se ArrepenDa se ele prometeu ele vai cumpri sim
ResponderExcluirEu creio que há promessas que não é para cumprimento terreno, que foi o caso de Abraão. E há promessas para se cumprirem aqui sim. E se é Deus quem promete Vai acontecer SIM.
Excluirmuito boa postagem, vários heróis da fé morrerão sem suas promessas se cumprirem, esta frases sao jargões de Cantores e pregadores.
ResponderExcluiras promessas específicas que Deus faz para alguém elas se cumprem ex.abraao,Calebe,josue
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirEstudo edificante, excelente Edvaldo.
ResponderExcluir