O Espírito Santo, a Noiva e o Noivo



O Espírito Santo, a Noiva e o Noivo (Gn 24)

O capítulo 24 do livro de Gênesis, relata a missão do servo mais velho da casa de Abraão de encontrar uma esposa para Isaque junto a parentela do seu senhor.

O servo é diligente e faz tudo conforme o que lhe foi proposto pelo seu senhor, preparando o encontro da Noiva com o Noivo. 

O interessante é a fé de Rebeca. Mesmo não conhecendo Isaque, decidiu deixar a sua família e ser a esposa de um homem que apenas tinha ouvido falar. Percebe-se que a decisão foi única e exclusiva da Noiva (versículo 58), não tendo nenhuma influência do seu pai ou irmão, Betuel e Labão, respectivamente.

Em todo o capítulo encontramos figuras tipológicas (tipo - figuras que Deus utilizou ao longo da história bíblica para revelar acontecimentos futuros). Hb 10.1

Abraão, tipo de certo rei que faria um casamento para o filho, conforme Mt 22.2: 

"O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho"

O servo de quem não se menciona o nome, tipo do Espírito Santo, que não fala de si mesmo, mas das coisas do Noivo para conquistar e persuadir a noiva, de acordo com Jo 16.13,14:

 "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar"

O servo, tipo do Espírito que enriquece a noiva com os presentes do Noivo, I Co 12.7-11:

"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer."

O servo, tipo do Espírito que leva a noiva ao encontro do Noivo, Rm 8.11

"E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita."

Rebeca, tipo da Igreja, a virgem chamada para ser noiva, a esposa de Cristo, II Co 11.2

"Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo."

Isaque, tipo do Noivo, a quem, não o havendo visto, a noiva ama graças ao testemunho do Servo anônimo, I Pe 1.8:

"Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso."

Isaque, tipo do Noivo, que sai ao encontro da sua noiva para recebê-la: I Ts 4.17:

"Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor."

Pensem nisso, e tenham um bom dia!


Edvaldo Tomé

Comentários