Otimismo é diferente de presunção

"Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;" Tiago 4:13

Muitas vezes, o otimismo pode ser confundido com a presunção. Nas palavras de Tiago, o presunçoso é aquela pessoa que, desconsiderando o Senhor, planeja e conduz a sua vida sem considerar a vontade de Deus (Tg 4.13-16). Mas entendo que o otimismo se difere da presunção pelo fato de que o otimista não minimiza os riscos que pode correr, mas pela fé que possui, sabe que poderá superar os entraves que a jornada lhe proporcionará.

O presunçoso não espera o mal. O otimista espera o melhor, mas está preparado para o pior. Na fé que temos em Deus, entendemos que dias maus poderão surgir a qualquer instante, mas também entendemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam o Senhor (Rm 8.28). O otimista está convicto de que Deus pode tirar graça até mesmo do sofrimento. Por isso, Ele persevera, com fé de que cada desafio superado o aproximará de suas metas e objetivos.

A presunção é maligna. O otimismo vem de uma fé que está firmada em Deus!

Comentários