Os Atributos Exclusivos de Deus

Por Giselle Limp

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Salmos 139:7-8

A Bíblia não procura comprovar que Deus existe. Em vez disso, ela declara a existência e apresenta numerosos atributos seus.

Muitos desses atributos são exclusivos dEle, como Deus; outros existem em parte no ser humano, pelo fato de ter sido criado à imagem de Deus.

Atributos Exclusivos de Deus:

1) Deus é Onipresente:

Ele está presente em todos os lugares a um só tempo.

"Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?" Salmos 139:7

"Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa". Salmos 139:12

"Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR." Jeremias 23:23-24

"Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração." Atos 17:27-28

Deus observa tudo.

2) Deus é Onisciente.

Ele sabe todas as coisas:

"[Salmo de Davi para o músico-mor] SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir." Salmos 139:1-6

Ele conhece, não só nosso procedimento, mas também nossos pensamentos.

"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração". 1 Samuel 16:7

A Bíblia ainda enfatiza sobre a presciência de Deus:

"Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir." Isaías 42:9

"A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos." Atos 2:23

"Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas." 1 Pedro 1:2

Significa que Deus conhece com precisão a condição de todas as coisas e de todos os acontecimentos exequíveis, reais, possíveis, futuros, passados ou predestinados.

A presciência de Deus não subtende determinismo filosófico. Deus é plenamente soberano para tomar decisões e alterar seus propósitos no tempo e na história, segundo sua própria vontade e sabedoria. Noutras palavras, Deus não é limitado a sua própria presciência.

"E disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?" Números 14:11


3) Deus é Onipotente

Ele é todo poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas.

"Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil" Jeremias 32:17

"E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." Mateus 19:26

Isso não quer dizer, jamais, que Deus empregue todo o seu poder e autoridade em todos os momentos. Por exemplo, Deus tem poder para exterminar totalmente o pecado, mas optou por não fazer assim até o final da história humana.

Em muitos casos, Deus limita o seu poder, quando o emprega através do seu povo. Nestes casos, o seu poder depende do nosso grau de entrega e de submissão a Ele.

"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera." Efésios 3:20

4) Deus é Transcendente

Ele é diferente e independente da sua criação. Seu ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada.

"Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado." 1 Reis 8:27

"Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra." Isaías 66:1-2

Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro, muito além do que Ele criou. Ele mesmo é incriado e existe à parte da criação.

"Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém." 1 Timóteo 6:16

A transcendência de Deus não significa, porém que Deus não possa estar entre o seu povo como seu Deus.

E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará. E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo. Levítico 26:11-12

"E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." 2 Coríntios 6:16

5) Deus é Eterno

Ele é de eternidade a eternidade. Nunca houve nem haverá um tempo, nem o passado, nem o futuro, em que Deus não existisse ou que não existirá.

Deus não está limitado ao tempo humano.

"Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite." Salmos 90:4

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." 2 Pedro 3:8

Sendo melhor descrito como o 'EU SOU"

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14

"Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou." João 8:58

6) Deus é Imutável

Ele é inalterável nos seus atributos, nas suas perfeições e nos seus propósitos para a raça humana.

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Números 23:19

"Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim. Os filhos dos teus servos continuarão, e a sua semente ficará firmada perante ti." Salmos 102:26-28

Isso não significa, porém, que Deus nunca altere seus propósitos temporários ante o proceder humano. Ele pode, por exemplo, alterar suas decisões de castigo por causa do arrependimento sincero dos pecadores:

Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez. Jonas 3:6-10

Além disso, Deus é livre para atender as necessidades do ser humano e as orações do seu povo. Em alguns casos, a Bíblia trata de como Deus muda uma decisão como resultado das orações perseverantes dos justos.

"E disse o SENHOR: Conforme à tua palavra lhe perdoei." Números 14:20

"Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. 
E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo." 2 Reis 20:5-6

7) Deus é Perfeito e Santo

Ele é absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo.

"Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo." Levítico 11:44-45

"Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." 
Mateus 5:48

Adão e Eva foram criados sem pecado, mas com "possibilidade" de pecarem. O nosso Deus, no entanto, não peca.

"Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos." Tito 1:2

"Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta" Hebreus 6:18

8) Deus é Trino

Ele é um só Deus...

"Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR." Deuteronômio 6:4

"Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." Efésios 4:6


Manifesto em 3 (três) pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo:

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." Mateus 28:19

"Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas." 1 Pedro 1:2

Cada pessoa é plenamente Divina. Não três deuses e sim, um só Deus.

"E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." Mateus 3:17

Podemos tomar como exemplo a água e seus estados: sólido - gelo; líquido - água e gasoso - vapor. São três estados, um só elemento.

Assim é Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

"É muito chique"!
___
A Gi é colaboradora do Blog do Ed e escreve no Giselle Limp a Serviço do Senhor.

Comentários