Deixe Deus falar

Por Edvaldo Tomé

Na correria do nosso dia a dia, quase não temos tempo para conversarmos com Deus. Ou melhor, quando fazemos isso, aquilo que era para ser um diálogo torna-se um monólogo.

Apresentamos diante d´Ele toda a nossa dificuldade, sofrimento, ansiedade e preocupação. E de forma recorrente, temos a audácia de dizer a Ele para fazer aquilo que nós queremos (nossa vontade), e não nos sujeitamos à vontade d´Ele.

Isso acontece porque não temos dado tempo suficiente para que Deus responda às nossas queixas. Às vezes nossas orações são rápidas, onde apenas apresentamos as petições e quando Ele está pronto a responder, dizemos: "... em nome de Jesus, Amém". A comunicação é cortada rapidamente, seja por sono, cansaço ou por termos outras coisas, que consideramos mais importantes, para fazer.

Isso me faz recordar, de forma antagônica, a experiência de Moisés no monte Sinai, onde ele foi paciente ao ficar na expectativa de Deus falar com Ele:

"E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte. E a glória do SENHOR repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem. E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites". Êxodo 24:15,16,18

No versículo doze, Deus tinha chamado Moisés para o monte. Na subida do mesmo, a nuvem o cobriu e ele ficou seis dias envolvido nela, mas apenas no sétimo dia Deus falou. Precisamos persistir em buscar ao Senhor, mesmo quando Ele parece não falar nada. A persistência em buscar faz com que a nuvem da presença nos envolva, trazendo-nos fortalecimento para perseverar em obediência.

O silêncio de Deus nos seis dias ensinou muito a Moisés. Aprenda a ouvir o silêncio de Deus. "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus." (Sl 46.10a).

Muitas das vezes precisamos ficar calados curtindo a presença de Deus. Além disso, o silêncio aperfeiçoa em nós um caráter firme, perseverante e confiante em Deus. Isso nos levará a crer na Palavra e não em nossos sentimentos e vontades, firmando a nossa fé. Esta posição de fé nos deixa prontos para ouvir a voz de Deus.

Certa vez perguntaram para Madre Tereza de Calcutá o que ele falava enquanto orava, ela disse:
- Não falo nada eu só escuto. 
Perguntaram novamente, e o que então a Sra. escuta, o que Deus fala? Ela disse: 
- Ele não fala nada, só escuta.

Corriqueiramente, ficamos muito tempo adorando a Deus e dizendo o quanto o amamos, o quanto Ele é importante para nós e não damos espaço para Ele dizer o mesmo. Deixe-o fazer isso. Apenas deixe Deus amar aquele que Ele criou. Em todas estas formas variadas de Deus ministrar a nós, existem níveis diversos e quanto mais profundo é o nível em que você está, mais profunda será a mudança efetuada por Deus em você.

Que tal fazermos isso agora. Entre no lugar secreto em Deus e deixe que Ele fale com você.

Deus abençoe.


Comentários