O Carnaval e a Responsabilidade dos Cristãos

Por Edvaldo Tomé
Bom, o que vou escrever aqui pode chocar as pessoas. Muitos não concordarão comigo, outros poderão me achar legalista ao extremo e os demais, quem sabe, poderão dar crédito aquilo que escreverei. De certo, as palavras a seguir são de um cristão que não se conforma da maneira em que vive e quer, a qualquer custo, ver a transformação e a propagação do Evangelho genuíno de Cristo.

Ah o Carnaval! Dizem ser a maior festa popular brasileira, onde pessoas saem às ruas para se divertirem durante os quatro dias de festa. Ali, não há preconceito, vergonha e tampouco pudor. O que vale é ser feliz e nada mais.

Mas, para nós que somos cristãos, o feriado de carnaval serve para nos retirarmos e termos um encontro com Deus. Eu mesmo, confesso fui em muitos retiros ou acampamentos. Realmente é algo sobrenatural. Quando todos se reúnem querendo buscar a Deus sem a preocupação com horário, estando todos comungando da mesma fé, não tem jeito, o Espírito Santo de Deus se manifesta de forma excepcional no meio do povo. 

A grande maioria dos participantes voltam renovados... Realmente cheios do Espírito Santo e...

Eis aqui a minha indagação. Não sou contra os acampamentos ou retiros. Acho válido, pois ali temos comunhão entre os irmãos e o mais importante, temos a oportunidade de ter comunhão com Deus.

Contudo, o que me deixa incomodado é o fato da Igreja (como um todo) estar retirada no momento em que seria mais propício para anunciarmos o Evangelho. Muitos defensores do retiro - neste período -, dizem que a carne é fraca e que não seria "politicamente correto" um cristão sair para anunciar a Cristo em meio a toda a bagunça que o carnaval proporciona.

Aí eu começo a me perguntar o que Jesus faria? O que os apóstolos Pedro, Tiago e Paulo e os demais, fariam em meio a uma festa pagã? Será que eles ficariam preocupados ao ponto de deixar de anunciar o Evangelho aos perdidos por medo de se misturar em meios aos foliões?

É óbvio que eu não estou dizendo que devemos sair nas avenidas pulando e cantando para anunciar a Cristo, mas uma presença, ainda que mínima, deveríamos ter.

O apóstolo São Tiago disse que a fé sem obras é morta! O que adianta nos reunirmos durante quatro dias na mesma fé, no mesmo espírito, termos experiências extraordinárias com Deus, e ao sair dali não apresentarmos as obras? O que será de nós? A nossa fé será morta em si mesma (Tg 2.17).

Em Marcos 16.15 Jesus deixa bem claro qual é o nosso objetivo aqui na terra: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura"

Ele disse pregai. Temos pregado por aí? Ou será que apenas sentamos nos bancos das igrejas para ouvirmos o(a) pastor(a) pregar? Temos cumprido o nosso comissionado? Ou apenas discutimos entre nós mesmos sobre a Bíblia? Temos anunciado a Cristo? Temos levado as pessoas a se arrependerem e aceitarem a Cristo como o único e suficiente Salvador? 

 O profeta Isaías descreveu a essência de Cristo em Is 61.1

"O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos"

Jesus cumpriu com exatidão aquilo pelo qual ele foi chamado. Ele curou, libertou, anunciou o Evangelho do Reino e muito mais, deixando bem claro em João 14.12,13:

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." 

Jesus realizou as maiores obras possíveis, inclusive ressuscitando mortos. Como Ele pôde dizer que os cristãos fariam obras maiores? A resposta se encontra em tudo que os apóstolos fizeram. As obras de Jesus na terra se limitaram à Palestina; os apóstolos pregaram em muitos outros lugares e viram a conversão de milhares de pessoas. Os discípulos e apóstolos fizeram tal obra porque Jesus foi para o Pai e enviou o Espírito Santo para conceder poder a todos eles e inclusive a nós.

E então, o que estamos esperando para anunciar o Evangelho de Cristo? O Espírito Santo de Deus é com você. Podemos fazer as mesmas obras e outras maiores se tivermos fé em Cristo. Se realmente nos dispusermos a realizar a sua obra nesta terra. Lembrando que, vivemos neste mundo, mas não somos deste mundo.

Pense nisso, ouvindo esta canção.

Comentários