Cristão = Servo

Por Cláudio Bastos
Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” Mc 10.42-45

É necessário olharmos atentamente para essas palavras que Jesus mencionou, naquela ocasião, aos seus discípulos. É pertinente nos perguntarmos se o que o Mestre disse está sendo seguido em nossos dias atuais? Jesus veio para servir com excelência. E os cristão de hoje pensam assim?
Antes de tudo, é importante entendermos acerca da palavra “cristão”.


Bíblica e originalmente, o significado da palavra “Cristão” no grego é "Pequenos Cristos" - dando o sentido de que o cristão deve ser uma cópia submissa de Cristo. A designação não está relacionada à religião de alguém, mas sim, à identidade que essa pessoa tem com a pessoa de Cristo!

Agora, precisamos alertar-nos quanto a isto: será que nós, como seguidores de Cristo, estamos atentando para esse significado, ou estamos deixando de lado a palavra “cristão”, esquecendo o seu verdadeiro sentido e, assim, dando mais ênfase ao poder e nos tornando negligentes à palavra de Deus?

Vejamos:

No verso 42, Jesus enfatiza como o governo secular age, onde os governantes das nações exercem poder sobre elas.  Sabemos disso, mas a grande questão aqui é: como funciona o governo de Cristo, e como devemos trabalhar para Ele?

No texto, Jesus vai na contramão do sistema religioso vigente, pois aquele que quisesse ser grande deveria ser um serviçal, e se quisesse ser o primeiro, deveria servir a todos (43,44).
Ainda no verso 44, Jesus diz que aquele que quisesse ser o primeiro entre vós será servo de todos. Como assim servos de todos?

O Mestre queria que cada um de seus seguidores (cristãos), fossem servos aptos para servir aos outros, independente de suas funções no meio eclesiástico.
A grandeza não é medida por posição, poder ou prestígio, mas pelo quanto servimos.

Por fim no verso 45 Jesus menciona que o maior de todos (ELE) veio para servir, e não para ser servido, e dar a sua vida em resgate de muitos. Isso é o exemplo inquestionável de uma liderança perfeita.  Jesus nunca abusou do seu poder, ao contrário, Ele sempre o usou com propósito. Aqui fica o exemplo de que nós como cristãos, devemos seguir os ensinamentos do Mestre, uma vez que aquele que quer ser o primeiro será servo de todos. É nessa ordenança que devemos sempre nos espelhar para que, mais à frente, possamos colher frutos e em todos os nossos caminhos sermos mais que vencedores em Cristo Jesus.
Créditos a Cristiane Tomé

Comentários