Da "Festa no Apê" para o Mercado Gospel



“Não quero me tornar envangélico, mas sei que posso falar de Deus”, disse Latino
Todo mundo já percebeu que a música gospel brasileira sofre um estado extremo de mercantilização – aliás, reitero, todo mundo percebeu, menos os crentes. Creio que todos lembramos do cantor Latino, famoso por músicas dotadas de letras tão profundas como a maioria das canções que entoamos em nossos cultos. O compositor da lendária “festa no apê”, onde iria “rolar bundalelê”, completou 18 anos de carreira e foi presenteado com uma luxuosa festa. Depois de comentar sobre a importância desta data para ele próprio, o cantor revelou, para surpresa de muitos, que pretende ingressar no que ele chamou de “universo da música gospel”.
Suas palavras foram claras e perturbadoras: “Não quero me tornar evangélico, mas sei que posso falar de Deus de uma maneira ousada e jovial”. Segundo ele, esse é um projeto para daqui a dois ou três anos, mas mesmo assim, confessa estar com muita vontade de “juntar essa galera gospel e fazer um trabalho bacana”.
“Precisamos ficar de olho no mercado musical e sempre buscar novas inspirações. Eu mesmo quero compor as músicas que falem de Deus de uma forma bem alegre, com romantismo também. Vou trabalhar muito para me consolidar também nesse meio”, disse Latino, segundo a EGO.
Pode parecer absurdo, mas isso está realmente acontecendo – e cá entre nós, era apenas questão de tempo. Com “ministros” que são mais mercadores da fé do que pastoes, o mundo não perderia a oportunidade de arrecadar com isso. Latino só percebeu o que os crentes tentam negar: que nossos músicos são artistas, que nossos músicos são ricos, que nossos músicos são estrelas e que você não precisa parecer com Jesus para ser um “músico cristão”. Claro, existem exceções, mas, infelizmente, não são essas exceções que estão nos programas do Faustão, do Raul Gil, da Eliana ou da Xuxa.
Mas, andando na linha tênue da esperança e da ingenuidade, creio que isso trará algo bom. Com o advento de um não-cristão declarado cantando música gospel, o povo terá que redefinir seu maniqueísmo musical entre “música gospel” e “música do mundo” para algo mais inteligente.
Só nos resta orar e esperar, sinceramente, que Deus venha e mude as coisas. Se Jesus estivesse aqui, creio que ele já teria virado muitas mesas, derrubado microfones e quebrado violões. Creio que Deus repetiria hoje o que professou pela boca de Amós, “afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas” (5:23).
Via Cante as Escrituras compartilhado no Blog do Ed

Comentários

  1. Infelizmente, essa é mais uma coisa que eu descordo, ou felizmente !
    Acredito que muitos Ministros de louvor que hoje estão no Faustao, Raul Gil e até mesmo na Xuxa, são muito abençoados por Deus, se são prosperos é benção de Deus e essa do Latino cantar musicas gospel, pra mim é uma oportunidade tremenda de alguem que viveu no mundo conhecer o maravilhoso amor do Senhor Jesus, talvez estejamos olhando tuudo pelo lado ruim e se esquecendo muitas vezes de que uma alma vale mais que o mundo todo. Mesmo que o Latino hoje nao seja um cristão, o Deus Todo Poderoso pode mudar a vida dele atraves dessa oportunidade, e transformando-o num ministro de louvor e poderoso instrumento nas maos de Deus ou voces descordam ? /Rafael Schroder

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Rafael Schroder... Não estamos aqui enfatizando se os "Ministros de Louvor" são prósperos ou não. A questão é que eles tem a oportunidade de pregar o ARREPENDIMENTO e não o fazem... Ir para a televisão e dizer que "tem espaço para todo mundo", fazer culto ecumênico está longe, eu disse, longe de ser a vontade de Deus. Nós temos que ser sal da terra e luz do mundo e não vejo isso nesses homens e mulheres do gospel. Desculpe, mas para mim não são Ministros de Louvor como você denominou. Fico pensando, o que faria Jesus, Paulo, Pedro, Tiago e os outros apóstolos se tivessem a oportunidade, assim como o gospel está tendo, de entrar nas redes de televisão. Será que eles estariam preocupados apenas com suas imagens e ganhar dinheiro vendendo CD´s e com contrato com a Sony Music ou estariam pregando o Reino do Céus? Ou estariam afirmando, assim como Jesus "não junteis tesouros na terra e sim no céu"? Quanto ao Latino, misericórdia Rafa... É nítido que o intuito dele é ganhar dinheiro no mundo gospel. Releia novamente a matéria e depois conversaremos. Meu Deus!!! Realmente o povo perece por falta do conhecimento de Deus. Misericórdia!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar esta publicação no Blog do Ed.

Não serão aceitos comentários anônimos.

Pode elogiar, criticar, e até discordar de tudo o que leu aqui, mas, o faça com educação. Lembre-se, outras pessoas irão ler seu comentário.