Qual é o seu ministério?

Por Fábio Passos de Almeida*

Começamos com a palavra ministério ou ministro que no grego é diakonia que em tradução livre significa serviço. Aquele que serve, um ajudador. Sabendo disso, eis a questão: Qual o meu ministério? Qual é o meu ou o seu chamado? Porque fui salvo?

Estes são alguns dos questionamentos que surgem durante a vida cristã. Hoje quando alguém se converte, o primeiro pensamento que vem em mente é que uma vez convertido, a pessoa tem que fazer algo na casa de Deus e logo pensa: ah! Vou ser “levita”, vou ser do grupo de dança, etc., ele não esta errado em seu pensamento afinal, nós devemos crescer e fazer algo na casa de Deus.

Assim, entendo que o novo convertido precisa ganhar almas, ele possui muito mais facilidade de ganhar almas do que aquele que infelizmente já se tornou “religioso”. O novo convertido é capaz de ganhar almas com o seu testemunho de vida, e infelizmente muitos de nós nos tornamos religiosos sendo o crente três “s” salvo, sentado e satisfeito.

Um novo convertido, quando fala do amor de Deus, seus olhos brilham, sua alegria contagia de tal forma, que se ele for instruído da maneira correta ele ganhará mais almas no inicio de sua conversão do que, quem sabe, em toda sua vida. Talvez seja por isso que a Bíblia diz em Apocalipse 2:4 “Tenho porem contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.” 

O primeiro amor é lindo! O primeiro amor é frutífero! Mas talvez, por falta de opção ou instrução, com o tempo este amor vai minando e vira um sentimento comum e passamos somente às práticas litúrgicas, pregamos, cantamos, dançamos e o serviço pára por aí.

O nosso erro é achar que ministério é função ou cargo de chefia, sendo que o real sentido é servir e servir. É normal as pessoas dizerem: meu ministério é pregar, meu ministério é cantar etc. Agora o que não é comum são as pessoas dizerem: meu ministério é ganhar almas, meu ministério é o amor pelos perdidos, ficando no campo do esquecimento o que a Bíblia diz em João 15.16. “Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”.

Qual fruto seria este? Seria ser músico ou pregador? Não! Isso são funções importantes na obra de Deus, mas não são frutos. Frutos são almas de pecadores arrependidos. O fruto de um convertido tem que ser outro convertido. Jesus nos chamou para ganhar almas, fazer discípulos e este deve ser o nosso objetivo maior por que assim está escrito. O versículo citado anteriormente deixa bem claro que Jesus é a videira e nós que anteriormente éramos frutos, agora somos varas e devemos dar frutos. Precisamos amar os perdidos, precisamos ganhar almas, este deve ser o ministério de cada um de nós como cristãos. João continua dizendo: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.  Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando".  João 15:12-14

Creio que não preciso dizer mais nada. O meu ministério é ganhar almas, e peço forças a Deus e luto a cada dia para que meu ministério cresça em números para o Reino de Deus. 

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." Mateus 28:20

Amém.
*O irmão Fábio é da turma do Blog do Ed e gosta de falar sobre as verdade Bíblicas sem falácias.

Comentários