Porque vasos?

Por Giselle Limp

Os homens de Deus utilizaram muitas figuras para tornar mais fácil o entendimento e compreensão das lições bíblicas. Podemos perceber de alguns versículos como:

"Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado". Salmos 31:12

"Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer." Jeremias 18:4

"E ele o quebrará como se quebra o vaso do oleiro e, quebrando-o, não se compadecerá; de modo que não se achará entre os seus pedaços um caco para tomar fogo do lar, ou tirar água da poça." Isaías 30:14

O vaso é uma das figuras mais usadas para caracterizar o homem em seu estado de construção e perfeição espiritual.

Deus é o oleiro, o construtor. Esta passagem é muito conhecida no meio cristão, já cansamos de ouvir, mas quero te chamar atenção para um detalhe, porque vasos de barro?

Em Gn 2.7 está registrada a nossa formação: Deus nos criou do pó da terra, este mesmo pó misturado com a "água" viva que é Jesus se torna "barro", e só quando nos "misturamos" com Jesus começamos a sermos transformados, criados, reconstruídos. E aí nos tornamos vasos de excelência aos olhos do Pai.

O barro é perfeito para se moldar. A pedra é dura demais, a lama não se molda, é instável, mas o barro é consistente e flexível sendo o ideal para o oleiro.

Não sejamos pedra: nasci assim e vou morrer assim...

Não sejamos lama: instáveis, volúveis, não moldados, nem consistentes, mudando de opinião constantemente.

Sejamos barro: perfeitos! 

Vejamos como ocorre o processo de fabricação do vaso, conforme o relato do profeta Jeremias:

"Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer." Jeremias 18:2-4

O barro não pode endurecer no meio da sua construção, do mesmo modo amados(as) se endurecermos nosso coração no meio da nossa caminhada cristã, quebramos.

O barro é amassado para que toda impureza seja retirada, o mesmo é com o homem, somos amassados para que todo o pecado seja retirado, todo lixo lançado fora (Rm 9.20; Is 29.16; Is 45.9).

Só o oleiro pode quebrar o vaso, só ele o reconstrói. Quando estamos prontos, às vezes parece que Deus se esquece de nós, somos colocados para secar e depois lançados no fogo (I Pe 4.12). Mas quando passamos pelo fogo e somos aprovados, nada mais é quebrado, nos tornamos vaso de honra.

Cuidem-se, lembrando:

"Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos." 2 Coríntios 4:7-9

***
A Gi é colunista do Blog do Ed e escreve no Giselle Limp a Serviço do Senhor.

Comentários