Vai ser comida de Bicho?

Por Edvaldo Tomé

Da série entendendo o que canta: Vai ser comida de bicho:


Confesso que fiquei estarrecido com a letra da canção. Acho que nunca ouvi nada tão bisonho, apesar da "poesia" gospel não está lá essas coisas.

Primeiramente, cumpre destacar o fato narrado pela canção que envolve o rei Herodes. Lucas descreve em Atos 12.20-24 o seguinte:

"Ele estava cheio de ira contra o povo de Tiro e Sidom; contudo, eles haviam se reunido e procuravam ter uma audiência com ele. Tendo conseguido o apoio de Blasto, homem de confiança do rei, pediram paz, porque dependiam das terras do rei para obter alimento. No dia marcado, Herodes, vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono e fez um discurso ao povo. Eles começaram a gritar: "É voz de deus, e não de homem". Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes. Entretanto, a palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se." (NVI)

Embora Tiro e Sidom fossem cidades livres, dependiam para alimentação das colheitas da Galiléia no reino de Herodes. Por alguma razão desconhecida Herodes zangou-se com essas duas cidades. E por isso, querendo fazer as pazes com ele, presumivelmente subornaram Blasto para que intercedesse junto ao rei conseguindo-lhes uma audiência.

No dia designado, de acordo com Flávio Josefo, era uma festa em honra de imperador. Para receber os delegados de Tiro e Sidom em audiência, Herodes enfeitou-se com roupas feitas inteiramente de prata.

E o povo exclamava, "voz de Deus, e não de homem". O povo procurou agradar Herodes declarando que ele era mais do que mortal. Herodes, ao invés de rejeitar a declaração de deidade (divindade), gostou da bajulação do povo - até vir a sofrer a consequência de tal blasfêmia.

O desejo de ser divino, de ser tratado como um deus, é a raiz da soberba de uma pessoa. Por outro lado, a essência da humildade é lembrar-se de que somente Deus é Deus.

Feitas as devidas ponderações e explicado o real motivo da morte de Herodes, podemos analisar friamente a anormalidade da canção.

No caso específico, Herodes deixou de dar glória a Deus após o povo ter aclamado por voz de Deus. Por este motivo ele foi morto e "comido de bicho".

Seria o mesmo que um pregador ou cantor recebesse os aplausos do público que lhe assiste e ao invés de glorificar a Deus, recebe para si as as glorificações.

Agora, afirmar que se não adorar vai ser comido de bicho; e se não gosta de dar o dízimo também será comido de bicho, e outras atitudes que a letra da canção sugere, é uma afronta às Escrituras, pois ela não traz esta penalidade.

Lembrando o que diz a palavra de Deus:

"Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso." Pv 30.5-6

Seria tal canção mentirosa?

Comentários

  1. talvez o cantor saiba o que esta cantando porque vai ser comido de bicho pode sig outra coisa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar esta publicação no Blog do Ed.

Não serão aceitos comentários anônimos.

Pode elogiar, criticar, e até discordar de tudo o que leu aqui, mas, o faça com educação. Lembre-se, outras pessoas irão ler seu comentário.