Liberdade em Cristo Jesus

Por Edvaldo Tomé

Nunca vi tamanha euforia! As redes sociais estão sobrecarregadas de correntes e campanhas contra o novo "folhetim" global, "salve jorge". Por um lado, os mais conservadores alegam que a novela é uma afronta ao povo evangélico e que quem é verdadeiro cristão, não irá assistir. Em outra linha, existem aqueles que querem se aproveitar da situação para fazerem campanha para uma emissora concorrente que se diz cristã (mas que exibe cada programa...), onde será exibido, a título de reprise, um seriado Bíblico.

Em suma: o povo mais uma vez está sendo influenciado para decidirem o que fazer. Ora, onde está a consciência de cada um? Não é porque o fulano falou que é bom que eu vou acreditar. Ou, não é porque ele disse que é ruim que eu vou deixar de fazer. Onde entra a renovação da mente afinal? Até quando deixaremos as pessoas decidirem por nós mesmos?

Deus que é o SENHOR todo poderoso, nos concede o direito de escolha, porque devemos ir pela mente dos outros?

Digo isso leitores, não para dizer que sou a favor da novela. Particularmente, tenho pavor deste tipo de programa que visa manipular as pessoas. Mas não posso dizer para você não assistir, pois a escolha é sua.

O Bispo Hermes C. Fernandes, em um dos seus textos sobre o tema, esclarece que este assédio nas redes sociais promovido, segundo ele, por fundamentalistas, não é um fenômeno novo. O mesmo ocorreu na Igreja em Colossos, onde "Paulo, como defensor da liberdade cristã, combateu-o ferozmente. “Tende cuidado”, adverte o apóstolo, “para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. E argumenta: “Se estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, como: Não toques, não proves, não manuseies? (estou certo de que se fosse hoje, ele incluiria “não assistas”). Todas essas coisas estão destinadas ao desaparecimento pelo uso, porque são baseadas em preceitos e ensinamentos dos homens. Têm, na verdade, aparência de sabedoria, em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum contra a satisfação da carne” (Cl.2:8,20-23).

A decisão sobre assistir ou não é sua, segundo a sua consciência. Examine o homem a si mesmo, diz a Palavra de Deus. É claro que devemos ser orientados por nossos pastores e líderes, sem dúvida, mas a escolha de fazer ou não fazer é individual.

Merece destaque o que o Apóstolo dos gentios declarou: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam". 1 Co 10.23 Pergunto: é lícito sentar na frente da TV e assistir à programação? Sim. Mas convém, como cristãos que temos a mente de Cristo e que já estamos mortos com Ele quanto aos rudimentos do mundo, darmos ibope a programas que satisfazem a nossa carne, trazendo a imoralidade, sexualidade e outras coisas para a nossa mente? 

A resposta é única e exclusiva sua, uma vez que: "Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?" 1 Coríntios 10:29b 

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Então, amigos(as), antes de nos enveredarmos nessas campanhas ou correntes nas redes sociais, vamos tirar, por nós mesmos, a conclusão sobre o tema debatido. Temos o Espírito Santo para nos auxiliar.

Termino citando novamente o Bispo Hermes que asseverou com a sabedoria que lhe é peculiar: "Um povo bem alicerçado na Palavra saberá ver de tudo, retendo somente o que for bom. Somos pastores, não xerifes ou censores. Nosso papel é ensinar e ser exemplos, não policiar e cercear a liberdade daqueles que nos foram confiados".

Amém?

Comentários