Amigos, temos que ser amigos


Por Edvaldo Tomé



"E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos". Marcos 2.3-5, 10-12

Interessante este relato bíblico a respeito da cura do paralítico. A Bíblia não registra seu nome e nem por quanto tempo ele sofria desta enfermidade. Mas o ápice foi quando ele foi colocado perante aquele que poderia curar - Jesus Cristo.

Mais interessante ainda, é a maneira no qual ele chegou até Jesus. A descrição do evangelista Marcos, diz que o paralítico fora conduzido por quatro homens. Eram pessoas que se importavam com o moribundo. Homens que não se conformavam em ver o modo que  seu amigo vivia.

Mas no primeiro momento tiveram uma grande dificuldade. A multidão que sempre seguia Jesus tinha enchido toda a casa, de modo que a porta de entrada estava totalmente bloqueada. No entanto, percebe-se a determinação daqueles homens ao descobrirem o telhado daquela residência e baixarem o paralítico até a presença de Jesus.

Ao ver aquele cena, Jesus observa a fé deles. Ora, não foi somente a fé do paralítico que fez com que o mesmo fosse curado. Foi a fé daqueles homens que o levaram até Jesus. A fé daqueles amigos que não se conformaram em ver o seu companheiro morrer em um leito. 

Mesmo com a dificuldade (casa cheia), eles não desistiram. Pelo contrário, acharam uma solução para aquela adversidade e conseguiram chegar até o seu objetivo, qual seja, levar o seu amigo até Jesus.

Caro(a) leitor(a), lendo passagem como esta na Palavra de Deus, me pergunto que tipo de amigo que estamos sendo? Será que nossa preocupação é levar aqueles que nós gostamos e nos identificamos até Cristo, independente das circunstâncias? 

Que Deus nos ajude a ser verdadeiros amigos, como o sábio diz em Provérbios 17.17 "O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade."

Pense nisso, apreciando esta canção.


Comentários