Quem viver verá! #aiaiai...

Por Edvaldo Tomé

Da série, entendendo o que canta: Quem viver verá da Cantora Damares:


Ouvi isso mesmo? Mais uma canção para ser cantada dentro dos nossos arraiais com um tom de vingança? Ai ai ai...

Tudo bem em relatar a história de Davi, mais ou menos, diga-se de passagem. Daí fazer da história do homem segundo o coração de Deus, uma regra, acho forçoso demais.

Ademais, a letra da canção (salvo o ínfimo relato bíblico), contrasta demasiadamente com o Evangelho de Jesus Cristo. Onde se lê (me ajudem se existir), que Deus irá soprar o meu ou o seu nome em todo o universo? Onde que está escrito que Deus fará sucesso em nossas vidas? 

Na penúltima estrofe, vem o ápice: Quem não acredita que você consegue; Vai sentir o gosto amargo da decepção; Vai te ver brilhando na unção de Deus; Aplaudido pelo rei e pela multidão; Quem te viu chorando vai te ver sorrindo; Quem te viu gemendo vai te ver cantar; Quem te viu na prova vai te ver na bênção; Quem te viu no anonimato vai te ver brilhar.

Ou seja, as pessoas que não acreditam em nós terão que nos engolir!? Mas e a mensagem do Evangelho, onde fica? É certo que o mundo nos odeia, e por isso temos que pedir a Deus vitória sempre para provarmos para o mundo que Ele é o nosso Pai? Ou, de outra maneira, temos que guardar as palavras de Jesus para que aqueles que nos perseguem possam guardar as nossas? (João 15.20)

Estamos preocupados apenas com o nosso bem estar ou com a salvação daqueles que nos perseguem? Será que pelo fato deles não acreditarem em nós, são imerecedores do amor de Deus?

Esta canção é definitivamente uma aberração gospel.

Vejamos o que Jesus disse a respeito dos nossos inimigos e daqueles que nos perseguem (não é letra de música e sim palavras de Jesus):

"Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniamAo que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recusesE dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedirE como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, tambémE se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordiosoNão julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo". Lucas 6:28-38 (Grifo nosso)

E aí? Eu, particularmente prefiro ficar com as palavras de Jesus em detrimento da canção...

Creio que o Evangelho de Cristo é levar o amor a todos, independente se são inimigos ou não. O que não podemos aceitar e praticar é a vingança. É querer estar por cima daqueles que não acreditaram ou que nos perseguem. Jesus foi bem claro: "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." Lc 6.35-36

Definitivamente a coisa está feia. É incoerente para um cristão cantar algo desta natureza. Isso fere de morte e esteriliza os mandamentos deixados por Jesus Cristo.

Com amor,


Comentários