Orar Ação

Por Edvaldo Tomé


Com a queda da temperatura, o frio chegou pra valer. Aqui na região sudeste, por exemplo, muitos estão assustados com esta frente fria e logo trataram de tirar seus agasalhos de dentro de seus guarda-roupas. 

Não demorou muito e começou a circular na rede social (facebook), campanhas com orações pedindo que Deus possa proteger os moradores de ruas que estão neste frio.

Bom... Uma oração legítima não é mesmo? Mas será que devemos ficar apenas na oração?

Irmãos(ãs), vamos parar e pensar um pouco? É claro que devemos orar para todas as pessoas independentes das circunstâncias, no entanto, este frio exige muito mais que oração, exige AÇÃO.

Analisando a Palavra de Deus, me deparo com o que o Apóstolo Tiago disse em sua carta:

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." Tg 2.14-17

Obras são ações que seguem a lei real do amor. Tiago está sugerindo nestes versículos que a fé em Cristo se manifestará no amor pelos outros. Se nós cristãos dissermos coisas superficiais e vazias, sem de fato ajudar aqueles com verdadeiras necessidades materiais, que resultado obteremos? Quantas palavras e orações, são necessárias para encher uma barriga vazia ou prover cobertor aqueles com frio?

Ao enfocar este assunto, Tiago está perfeitamente correto. Nada há tão perigoso como experimentar repetidamente uma bela emoção sem fazer intento algum de transformá-la em ação. É um fato comprovado que cada vez que alguém experimenta um elevado sentimento sem transformá-lo em ação, é menos provável que algum dia o faça. 

Num sentido é justo dizer que ninguém tem direito de sentir piedade e simpatia a não ser que ao menos busque transformar essa piedade e essa simpatia em ação. Uma emoção não é algo em que gloriar-se; é algo que, à custa de esforços, lutas, disciplina e sacrifício, a pessoa precisa converter em substância da vida.

Vamos pra rua colocar em prática a piedade e simpatia, ou epenas iremos orar?

#partiu?


Comentários