Os Termos da Oração

Por Edvaldo Tomé
"Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens, Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidadePorque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador."  1 Timóteo 2:1-3

Percebemos que o contexto deste versículo fala de um momento em que a comunidade se reúne na igreja para cultuar. O apóstolo orienta que a igreja pratique toda espécie de oração. A oração deve ter prioridade máxima, pois isso é bom e agradável perante Deus (v. 3).

Antes de tudo. Aqui Paulo indica aquilo que pode edificar a igreja. Ele usa quatro termos para a oração.

Analisaremos cada uma das palavras (termos) que se destacam no versículo acima:

Deprecações: sugere súplicas em favor da necessidade pessoal. O verbo do qual deriva o substantivo dá ideia de petição. São petições pessoais urgentes como necessidades, escassez ou privações intensas. Normalmente, a base das súplicas (solicitações verbais), é as necessidades sentidas, situações difíceis, sem saída, uma circunstância de dor e aflição. Aos Efésios, Paulo destaca:

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos". Efésios 6:18

As orações gerais e as petições específicas no Espírito devem ser feitas por todos os cristãos e em todas as ocasiões, o que significa que nós devemos nos manter orando em todo o tempo. Devemos nos lembrar ainda, que além das orações, perseverança e paciência são essenciais.

Orações: é o termo geral para as preces do povo de Deus. As orações são sempre dirigidas a Deus com reverência ou adoração. Refere-se a pedidos gerais por necessidades tanto espirituais como temporais ou necessidades de mais sabedoria, consagração e progresso na vida espiritual. Mas o termo oração também implica em falar com Deus e ouvir Ele. É com esta prática que entramos em intimidade com Deus.

Intercessões: Oração em conformidade com a vontade de Deus. De outra maneira, é uma súplica em prol do outro; é rogar a Deus em favor do próximo, para que Ele supra suas necessidades. O intercessor leva as pessoas e suas necessidades diante do trono de Deus.

Ações de graça: são atitudes de gratidão, o ato de louvar a Deus pelo que tem feito por nós. O texto e seu contexto indicam que devemos verbalizar ações de graças em favor de todos os homens, incluindo aqueles que exercem posição elevada de autoridade, como os reis.

Cada um desses aspectos da oração deve estar presente nas nossas vidas. Portanto, estas quatro invocações têm um propósito: para que todos tenham vida calma e serena, isenta de inquietações externas, expressando piedade e dignidade - liberdade religiosa e humana, sendo livre de pertubações íntimas. (v. 2).

E você, já fez a sua oração hoje?

É de Deus!

Comentários

  1. A Oração é a chave que move o coração de Deus. Devemos clamar por Ele em todos os momentos e não apenas quando estamos enfrentando lutas. Ele mesmo disse: Clama a Mim e responder-te-ei. O segredo da vitória é a oração.
    Cantora Ana Fábia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar esta publicação no Blog do Ed.

Não serão aceitos comentários anônimos.

Pode elogiar, criticar, e até discordar de tudo o que leu aqui, mas, o faça com educação. Lembre-se, outras pessoas irão ler seu comentário.