Quando entramos na presença de Deus

Por Edvaldo Tomé

Estar na presença de Deus é algo sobrenatural e sublime. Não existe algo melhor do que nos humilharmos diante da sua presença e rendermos a Ele graças dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor todo poderoso!

Louvar e engrandecer o nome do d´Ele é algo tão sobrenatural que Moisés quando subia ao Monte Sinai para falar com Deus, voltava diferente. A Bíblia diz que a pele do seu rosto resplandecia:

"E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele". Êxodo 34.29 (ACF)

Quando entramos no lugar santíssimo em Deus, somos totalmente edificados e podemos sentir o poder de Deus nas nossas vidas. De outra maneira, muito embora não venhamos perceber a exteriorização deste poder, as pessoas que nos rodeiam notam que algo diferente aconteceu.

É isso que o texto acima nos mostra. Moisés tinha acabado de passar quarenta dias na presença de Deus, e ao descer do monte, acredito que estava se sentindo muito bem, mas ele não sabia que a glória de Deus resplandecia em seu rosto.

Para que o povo não ficasse com medo, tratou Moisés de colocar um véu sobre o seu rosto, mas quando entrava perante Deus, ele tirava o véu.

O que podemos aprender com Moisés?

Moisés, além de ser um grande líder, foi também muito sábio quanto ao resplandecer da glória do Senhor em seu rosto, pois encobria a sua face para esconder da congregação que a glória de Deus estava no fim, pois aquela era transitória. 

O Apóstolo Paulo denunciou esta grande façanha de Moisés em  2 Co 3.13:

"E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório". (ACF)

Nas palavras do apóstolo dos gentios, o véu não servia para esconder a glória, mas para obscurecê-la. O povo pôde ver o brilho, porém não diretamente. Esse véu não apenas encobria o brilho da glória, mas também escondia o fim daquilo que era transitório. 

Mas quando nós entramos na presença de Deus através do novo e vivo caminho, Jesus Cristo,  somos transformados em glória em glória, estando com o rosto descoberto:

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 2 Coríntios 3:18

De glória em glória indica uma glória sempre crescente. Assim como nós contemplamos a glória de Deus na Sua Palavra, o Espírito de Deus nos transforma para que alcancemos a semelhança de Jesus Cristo. Essa é uma descrição do processo gradual de santificação. Se desejamos tornar-nos como Cristo, devemos dedicar-nos a aprender sobre Ele na Palavra de Deus.

Esse reflexo, então, torna-se matéria-prima que o Espírito de Deus utiliza para moldar a semelhança de Cristo em nós.

Entremos, pois em sua presença e o adoremos, sabendo que o resplendor de sua glória estará conosco continuamente.

Pense nisso.

Comentários