A Páscoa e o Cristão


Pr. Rodrigo Martins Oliveira*
A origem da palavra é Pessach do hebraico, passagem, se registro se encontra em Números 9:1-5
“E falou o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, no ano segundo da sua saída da terra do Egito, no primeiro mês, dizendo: Celebrem os filhos de Israel a páscoa a seu tempo determinado. No dia catorze deste mês, pela tarde, a seu tempo determinado a celebrareis; segundo todos os seus estatutos, e segundo todos os seus ritos, a celebrareis. Disse, pois, Moisés aos filhos de Israel que celebrassem a páscoa. Então celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês, pela tarde, no deserto de Sinai; conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel”. 
É verdade que numa festa de Páscoa Jesus Instituiu a Santa Ceia (Lucas 22:8-20), e a Igreja Cristã celebra a Ceia do Senhor até que Ele venha, porém observando a carta de Paulo aos Coríntios vemos ali um claro motivo para o Cristão também celebrar a Páscoa, uma vez que o Próprio Apostolo faz uso do fato como alusão a vida espiritual da igreja e nossa saída do mundo, entendido aqui como sistema maligno –pecado, e sempre gosto de destacar que as duas cartas aos coríntios são uma bela representação da igreja pós-moderna.
“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós”. 1ª Coríntios 5:7
A páscoa judaica e a páscoa cristã são distintas em sua essência, embora ambas abordem o mesmo tema da libertação. A judaica comemora a libertação do cativeiro egípcio sob a liderança de Moisés, enquanto que a páscoa cristã foca, a libertação do pecado (mundo/sistema maligno), em Cristo Jesus, mediante sua morte e ressurreição.
De acordo com a Bíblia a primeira celebração de páscoa ocorreu quando o Senhor enviou dez pragas sobre o povo do Egito. Antes da décima praga - que seria a morte dos primogênitos das famílias egípcias.  Moisés foi instruído pelo mesmo Deus a pedir que cada família hebréia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais das portas, para que seus primogênitos não fossem exterminados. Chegada à noite, os hebreus comeram a carne de um cordeiro sem mancha, acompanhada de pães ázmos e ervas amargas.
“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR”. Êxodo 12:3-12
A Festa Cristã da Páscoa tem origem na festa judaica claro, esta celebra o sacrifício de Jesus, para salvar o homem do poder do diabo e da morte, pois Cristo é nosso Cordeiro Pascal (No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29), e como eu disse a pouco, pelo próprio uso que o Apostolo faz em Coríntios, livro onde ele explica que as coisas que aconteceram a Israel foram para modelo, representação para o Cristão:
 “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram”. 1 Coríntios 10:1-6
E ainda o escritor aos Hebreus, nos revela que tudo isso era sombra do que viria a ser de fato no Cristo.
Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam”. Hebreus 10:1
É valoroso o empenho de alguns irmãos para que se cumpra exatamente conforme a palavra, mas é necessário, manter sempre o equilíbrio-moderação, sugerido pela própria Bíblia:
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. 2 Timóteo 1:7
Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?” Eclesiastes 7:16
Esta tipologia da páscoa é óbvia, O Cordeiro é Cristo; O Pão sem fermento-a pureza do amor de Deus; As ervas amargas lembram como era amarga a vida no Egito; O Egito – O mundo; Faraó- satanás nos fazendo propostas para ficarmos “em seu Egito”; O Vinho-O Sangue, O Deserto- Nossa Caminhada; Canaã O Céu.
“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós”. 1ª Coríntios 5:7
Portanto, Comemorem a Páscoa em sua Casas e Igrejas.
Em Cristo. Feliz Páscoa a Todos!
_____
* Pr. Rodrigo é Vice-diretor do ITQ Juiz de Fora MG, Professor de Escatologia Bíblica e Coordenador Regional DEBQ Juiz de Fora 3. Ele escreve no Preparando a Noiva.

Comentários