Em busca de Deus [part. 1]

Por Rafael Rodrigo

"E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jr 29:13)

Há uma frase que eu vi na TV que diz o seguinte: "Não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas", e é verdade. Se pararmos para pensar, todos procuramos por respostas, e o que nos faz querer essas respostas, obviamente são nossas perguntas. E a resposta que mais buscamos é aquela que irá trazer paz para o nosso interior. Devido a isso, muitos têm procurado suas respostas em todos os tipos de lugares, mas nós que conhecemos a Cristo sabemos onde encontrá-la. E o triste disso tudo é que mesmo sabendo a principal resposta, muitas vezes nos calamos e rejeitamos cumprir a nossa missão de anunciar a verdade, enquanto muitos, por conta disso, têm aproveitado da fé de outros.


Sabemos que só Deus, através de Jesus Cristo e por meio do Espírito Santo, pode nos trazer a paz. Isto é, é impossível termos paz verdadeira, se rejeitarmos qualquer Um dos Três. A Palavra do Senhor nos diz em Romanos 5:1, "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo", mas que paz é esta? Romanos 8:7 diz que a inclinação da carne é inimizade com Deus. Jesus em João 14:6 disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim". O sacrifício de Cristo, a vitória DELE, o Seu sangue que nos purifica, faz com que sejamos justificados, quando o aceitamos em nossas vidas, Ele tira toda a inimizade que havia com Deus e nos aproxima do Pai, para que tenhamos paz com Ele.


Sabendo que temos que buscar a Deus, a pergunta é: Da forma que temos feito, é a forma que Ele quer?

Vamos analisar o verso citado de Jeremias acima. Quando Deus usou o profeta Jeremias, temos que levar em conta que o mesmo estava profetizando para o povo que estava cativo na Babilônia, e que a sua mensagem não era bem aceita devido a falsos profetas que profetizavam o fim do cativeiro, enquanto Jeremias profetizava que não (Jr 28). Mas mesmo diante do cativeiro, Deus queria mostrar ao povo que ainda era possível buscar a Ele e encontrá-lo. Só que não é de qualquer maneira. Observamos no verso 13 do capítulo 29, que é preciso que o busquemos de todo o nosso coração. Não diz o texto que é para buscarmos em parte, ou um pouquinho, mas de todo o nosso coração.

A palavra coração vem de lebhabh (hebraico), que quer dizer o órgão mais interior (sentimentos, vontades, intelectos), é o ser interior. Então Deus quer que nós o busquemos com tudo o que há dentro de nós, com toda a nossa sinceridade e verdade, Ele quer que o busquemos com os nossos sentimentos, vontades e pensamentos. Deus quer o que nós realmente somos, porque é desta forma que Ele nos vê. Quando Samuel ungiu Davi como rei de Israel, para o lugar de Saul, a aparência física e material, não impressionou a Deus, mas sim o interior de Davi que chamou a atenção do Senhor (I Sm 16:7). Buscar com o coração é buscar com o nosso interior, com o nosso íntimo, com aquilo que só Deus e nós conhecemos. (II Cr 11:16; 15:15; Dt 6:5).

É no interior que está o processo racional de pensamento, onde fazemos planos (I Rs 8:18) e onde é a sede das emoções (I Sm 1:8). Buscar a Deus de todo o nosso coração, também é buscar com os nossos pensamentos, com os nossos planos, sonhos e sentimentos.

Muitas vezes queremos impressionar a Deus com aquilo que temos, e não com aquilo que somos. Achamos que podemos comprar a Deus com nossas ofertas ou obras, ou pela posição que ocupamos nas igrejas, e esquecemos que o que Deus quer é um coração quebrantado, contrito, abatido, que reconhece a soberania de Deus, o sacrifício de Cristo e o mover do Espírito Santo; que sabe que para amar a Ele tem que amar o próximo também, e que a vontade do Senhor está acima das nossas vontades e desejos. Deus não quer uma parte de nós, Ele nos quer por inteiro, quer ser o primeiro em nossas vidas, e não somente aquele que tem que solucionar os problemas quando tudo está difícil.

Para buscarmos ao Senhor de todo o nosso coração, temos que saber aonde temos colocado o nosso coração. Fica a pergunta: Aonde você tem colocado os teus sentimentos, tuas vontades, teus pensamentos, o teu interior, enfim, o teu coração?

Posteriormente estaremos respondendo a esta pergunta e finalizando este assunto. Que Jesus te abençoe!!!

O Rafa é colunista do Blog do Ed

Comentários