31/10 Dia Mundial da Reforma Protestante

Por Rodrigo Martins de Oliveira*

Você já pensou no impacto da REFORMA PROTESTANTE para sua fé e o que isso significa para sua vida hoje?

Temos dito “A Mesma coisa”? 

Com a pergunta a cima, não suponho, que alguém na Igreja Evangélica seja “robô”, ou sofra da “síndrome do pregador papagaio”, mais sim que se remeta, a indagação e instrução do Apóstolo Paulo:

“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer”. 1Co 1:10

Neste mês de Outubro se comemora a Reforma Protestante mais precisamente no dia 31.

Quantos na igreja refletem sobre o que ela representou? 

Por exemplo, em questões de Interpretação da Bíblia e sua influencia em nossos sermões e pregações?

No que se refere à interpretação bíblica, é importantíssimo, pararmos, mas, "pararmos" mesmo, e olharmos com um olhar investigativo os textos que estejam em questão para sermões e pregações, inclusive, os que contém muitos detalhes, pois de outra forma seremos improdutivos na comunicação da Palavra Eterna e Imutável de Deus.

O problema, esta em parte no mau entendimento da chamada "livre interpretação", ensinada por Lutero, e outros.

Alguns entendem que a livre interpretação é sinônimo de “interpretação ao meu modo particular”. Quando não utilizamos ferramentas necessários à interpretação bíblica, corremos o risco concreto de cometermos sérios erros doutrinários, é possível com base nisto encontrar mos alguém, que insista que a Bíblia ensina e defenda o aborto por exemplo.

Deus é essencialmente simples, e sua Palavra também. Porém os detalhes e particularidades de Deus e de sua Revelação podem ser extraordinariamente complexos, e aqueles que decidem sondar, e ensinar seus pormenores precisam aprender a lidar com este fato.

O Próprio, Apóstolo Pedro, confirmou isto que estou dizendo:

“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.” 2ª Pedro 3:15,16

Logo, existem pontos no exame da Bíblia, difíceis de entender, e isso nos é revelado de forma divina como acabamos de ler, é necessário, pesquisa, investigação, hermenêutica, exegese, comparação de textos, espiritualidade.

Sobre A Reforma Protestante Pense:

Quanto há de ensino para que o povo possa “examinar as Escrituras e ter nelas a vida eterna”? Pouca gente aprende a usar uma chave bíblica, a realizar um estudo bíblico temático, a usar as referências e textos correlatos, a estudar a Bíblia para o seu alimento diário.

Ao decidir (Lutero) traduzir a Bíblia para a língua do povo, uma revolução estava por acontecer na história da humanidade. Pois Deus, que parecia aprisionado nos mosteiros e templos, passou a falar como o povo nas cozinhas, nas ruas, nas lavouras, nos parques e nos templos.

A Reforma Protestante deu respostas claras para o seu momento histórico:


a) A tradução da Bíblia;

b) A luta por educação de boa qualidade e para todo o povo. Na Alemanha, Lutero é homenageado também por isso.
c) A educação cristã das crianças e dos jovens, na igreja e na sociedade, como garantia de cidadania e progresso nacional.
d) A ênfase na família e sua primazia na vida de cada ser humano. E acrescento uma observação, que a Palavra deixa de ser exclusivamente pregada e ensinada aos nobres e abre caminho aos pobres e mulheres (que não tinham acesso a ela).

Repetindo sábias palavras que li em algum lugar:

“A Reforma Protestante tornou a Igreja útil para pessoas, como instituição de Jesus para cumprir com os propósitos de Cristo não pode estar vazia de sentido, ou ter sentido apenas aos que nela se congregam. Uma igreja que só é útil a quem dela participa e não reflete sua ação na sociedade onde está inserida, no mínimo deixou de ser “luz e sal”. Luz e sal só fazem sentido em ambientes insossos e escuros, significando aqui os espaços fora do âmbito os tempos e igrejas.A Reforma Protestante é um Retorno à Forma. A forma da Igreja Apostólica, liderada por Cristo. Retorno a forma, ao propósito primeiro da Igreja Cristã”.

Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como “os Cinco solas”:
  • Sola fide (somente a fé);
  • Sola scriptura (somente a Escritura);
  • Solus Christus (somente Cristo);
  • Sola gratia (somente a graça);
  • Soli Deo gloria (glória somente a Deus).
Concluindo com as Palavras do Apostolo Paulo sobre este pensamento:

“PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” Filipenses 2:1-5

________
*Pr. Rodrigo Martins é Professor de Escatologia Bíblica no ITQ Juiz de Fora MG, Vice-diretor ITQ e Coordenador Regional DEBQ 3ª Região. Tratou de homenagear a Reforma aqui no Blog do Ed

**NOTA DO EDITOR: Acho que uma das maiores facetas da Reforma Protestante promulgada por Martinho Lutero, foi traduzir a Bíblia para o Alemão, naquela ocasião. Com isso, o povo teve o devido acesso às Sagradas Escrituras, sem precisar que ninguém lesse  ou interpretasse por eles. Hoje, nos nossos dias é diferente. Temos a Palavra de Deus em português com as mais variadas traduções, no entanto, o Registro Sagrado fica guardado dentro das nossas gavetas ou estantes pegando poeira. Clamamos a Deus por um avivamento, mas não entendemos que isso ocorre quando o povo passa a ter o compromisso com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra. Leia a sua Bíblia diariamente... #FICADICA 


Comentários