O Tempora! O Mores!

Por Edvaldo Tomé

Domingão, eu e a Cris (esposa), estávamos indo almoçar na casa de um grande amigo nosso em comemoração ao seu aniversário. No caminho, parei para dar carona a um amigo muito querido, que aqui vou chamar de Arnaldo (nome fictício), que juntamente conosco, iria se deliciar no almoço que estava promovendo  o aniversariante.

Durante o percurso, fui surpreendido com uma pergunta do Arnaldo. Edvaldo, Deus cobra para intervir nos relacionamentos?

Achei a pergunta um pouco sem razão, mas resolvi retrucar com o famoso "por que"?

O Arnaldo me explicou: é porque eu conheci uma menina e por ela ter apenas 17 (dezessete) anos, a mãe dela não está de acordo com o nosso namoro. 

Bom, respondi: isso é normal Arnaldo, até eu se tivesse uma filha nesta idade, te colocaria pra correr (risos). Mas não entendi a sua pergunta quanto a Deus cobrar para intervir nos relacionamentos. Aí ele me relatou o que havia acontecido:

Ed, eu fui em uma igreja aqui em Juiz de Fora e a profetisa (profetisa?), após eu ter dito a ela que a mãe da menina não estava querendo que eu namorasse ela, me informou que a minha futura sogra havia feito um "trabalho" de macumba contra o nosso relacionamento. E para que isso fosse quebrado, eu teria que dar uma oferta de sacrifício no valor de R$1.333,00 (um mil trezentos e trinta e três reais), para que ela pudesse fazer uma "oração forte" e "jogar por terra todo o trabalho realizado".

Neste momento, eu quase bati com o carro. Fiquei revoltadíssimo com o que tinha acabado de ouvir. Automaticamente meus punhos cerraram e eu tive a vontade de bater muito, (confesso aqui a minha ira, rs).

Percebi que o meu amigo Arnaldo estava desorientado e prestes e pegar o dinheiro que iria receber das suas férias e colocar nas mãos desta falsa profeta. 

Queridos(as), onde iremos parar? Pseudos-pastores estão criando empresas (não igrejas), para viveram às custas da fé e do bolso dos fiéis. Pessoas, infelizmente estão sendo enganadas por não saberem que a Cruz de Cristo basta.

Sobre este tema (ganância),  bem disse o apóstolo Pedro em sua segunda Carta:

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita." 2 Pe 2.1-3 

A ambição está tão reluzente, que até mesmo para justificar a cobrança do dízimo, alguns associam a salvação à contribuição. Irmãos(as), onde iremos parar?

Estão negando a cruz de Cristo por ganância.

Alegam ter o "poder" de realizar "oração forte". Ah pára! Não podemos crer em oração forte, temos que acreditar que o nosso Deus é forte!

Após ter aconselhado o meu amigo Arnaldo, informando que ele não precisava dar R$1.333,00 (um mil trezentos e trinta e três reais), para obter uma oração ou para que Deus pudesse agir em seu favor, pois a Graça de Deus é de graça, uma vez que o preço já foi pago, a minha súbita raiva passou e ele ficou muito mais tranquilo em saber que Deus não cobra nada de ninguém e que o único sacrifício já foi devidamente adimplido lá na Cruz através de Jesus.

Peço a Deus que a cada dia Ele possa levantar homens e mulheres dispostas a viverem a pregarem o Evangelho genuíno de Cristo.

A frase de Marco Túlio Cícero nunca foi tão oportuna

"O tempora! O mores" [Que tempo os nossos! E que costumes!]


Comentários