A viuvez Cristã protestante

Por Sávio Nascimento

Estou me preparando para este post faz tempo, mas achei oportuna a visita do chefe de Estado do Vaticano em nosso país para lançar esse comentário. 

Tenho visto que alguns tem postado grosserias em relação ao Sr. Francisco, e acho de uma deselegância tão grande quanto a falta de argumentos dos mesmos nas postagens. Sou um protestante, que não defendo nenhum tipo de ecumenismo, muito menos, um relacionamento aberto do ponto de vista teológico com o cristianismo católico, sou convicto do prisma teológico que defendo, mas tenho que parabenizar esse senhor denominado Francisco. Uma elegância nada exuberante, simples,  detentor de uma forma humilde, digna de pecarmos em inveja, que deve ser observada por nossos intocáveis líderes/coronéis. 

Estamos falando de um senhor, que tem dado um baile de exemplo e liderança sócio-política, e que vai arrastar multidões não de uma igreja que cresce como a Evangélica, mas de uma igreja que a cada pesquisa divulgada, perde um número astronômico de adeptos.

Precisamos aprender!

Jogar em um time que ganha e cresce, é mole, quero ver erguer um time em crise. Ao contrário de nossa situação, a igreja Romana, é muito mau vista por seus adeptos, batem na tecla institucional o tempo todo, em seus dogmas, preceitos, mas passam por uma transição fantástica: Encontraram um exemplo de líder!

Que tal pegarmos essa mensagem e levarmos para dentro de nossos "palácios prósperos-milagrosos"? 

Precisamos de bons líderes! 

Precisamos de exemplos! 

A máquina evangélica corre a passos largos com poucos exemplos, nos enganamos com práticas redundantes, e escondemos nossos líderes, e até usamos versículos bíblicos dizendo que maldito é o homem que confia no homem, sempre usamos a desculpa que nosso exemplo é Cristo. 

Precisamos de mais hermenêutica! 

Onde estamos com nossa doutrina se não imitamos a Paulo, que dizia; "sejam meus imitadores como sou de Cristo"?

Precisamos de mais Paulos!

Sentimos a necessidade de exemplos, e preferimos falar mesmo que mau, do líder romano, do que discutir com os nossos. 

Precisamos ser tocados.

Me fez lembrar de uma historinha lá no cap. 8 do Evangelho de João sobre uma mulher pega em flagra pecando. Lembra como a multidão a arrastou até a presença de Jesus, e perguntaram: 

"- O que fazemos com ela? Foi pega em adultério. Moisés diz que devemos apedrejá-la, mas os romanos não nos permitem. O que lhe parece?
Jesus simplesmente os ignorou e começou a escrever na areia . Depois olhou pra cima e disse:
- Bem, aquele aqui que não cometeu nenhum pecado que atire a primeira pedra. 
Um a um, todos foram saindo. Então Jesus disse a mulher:
- Não há ninguém para condená-la?..."

E nós vamos condenar a quem? Falar mau de quem?

Não somos nem mosaicos, e nem romanos, somos cristãos, portanto, não devemos nem condenar, e nem proibir nada.

Precisamos de reflexão! 

Da mesma forma que o mestre nos ensinou.

A verdade é que somos uma nação viúva de Spurgeon, Lutero, Calvino, Paulo... e que somos vistos na terra como viúvas e nada mais, igual aquela...lembra? Que é lembrada no templo na hora de dar tudo no gazofilácio.

Precisamos de ser mais humanos e menos instituições! 

É um desabafo, mas cheio do Espírito. 

d.C nunca mais o mesmo...

_______
Pr. Sávio Nascimento desabafa no blog d.C. nunca mais o mesmo 


Comentários