Graça Comum: Anjos (Pra quem tem fé) - O Rappa

Por Edvaldo Tomé

Quando Adão e Eva pecaram, tornaram-se réus da punição eterna e da separação de Deus (Gênesis 2:17). Assim após a queda, o homem foi dominado pelo pecado (Rm 3.23), tornando-se escravo de suas próprias paixões e morto espiritualmente.

Com isso, nos deparamos com um grande dilema: Como as estruturas da sociedade não foram devoradas pelo desejo insano do coração dos homens? Como pode Deus continuar a conferir bençãos a pecadores que merecem somente a morte?

A respostas a essas perguntas é que Deus concede-lhes graça comum. Podemos definir graça comum da seguinte maneira: Graça comum é a graça de Deus comum a toda a humanidade. A palavra comum aqui significa algo que é dado a todos os homens e não é restrito aos crentes ou aos eleitos somente.

Diferentemente da graça comum, a graça de Deus que leva pessoas à salvação é muitas vezes chamada “graça salvadora”. Naturalmente, quando falamos a respeito da “graça comum” e da “graça salvadora”, não estamos sugerindo que há duas diferentes espécies de graça no próprio Deus, mas apenas estamos dizendo que a graça de Deus se manifesta no mundo de duas maneiras diferentes. A graça comum é diferente da graça salvadora quanto aos resultados (ela não traz salvação), seus destinatários (é dada aos crentes e descrentes igualmente) e sua fonte (ela não flui diretamente da obra expiatória de Cristo, visto que a morte dEle não obtém nenhuma medida de perdão para os descrentes e, portanto, nem os crentes nem os descrentes fazem jus às suas bênçãos). Contudo, sobre o último ponto, deve ser dito que a graça comum flui indiretamente da obra redentora de Cristo, porque o fato de Deus não julgar o mundo assim que o pecado entrou nele talvez seja apenas porque Ele planejou finalmente salvar alguns pecadores por meio da morte de Seu Filho.

Para quem se interessar em se aprofundar no tema, confira o excelente texto do teólogo Wayne Grudem.

Conclui-se que Deus estabeleceu como ordem a graça comum. E que esta é a fonte de toda, cultura, e virtude comum que encontramos entre os homens. Em outras palavras isto significa que Deus em sua infinita graça fez com que o sol nascesse sobre o justo e o injusto, e mandasse chuva sobre o bom e o mau. Entre as bênçãos mais comuns que devem ser atribuídas a esta fonte, podemos enumerar a saúde, a prosperidade material, a inteligência em geral, os talentos para a arte, música, oratória, literatura, arquitetura, comércio, invenções e etc.

Mas infelizmente, nas palavras do Pr. Renato Vargens, "um número imensurável de cristãos tem ao longo dos anos avaliado como profano e imoral tudo aquilo que não brota dos arraiais evangélicos. Para estes, quem ouve musica do mundo ou vai ao teatro assistir uma peça, cede às tentações do diabo. Segundo esta perspectiva, a arte, a cultura e a música secular foram ´divinamente satanizadas´”.

Por este motivo, o Blog do Ed passará a expor uma série de posts intitulado de "graça comum", onde poderemos perceber o quanto Deus dá capacidade aos homens para louvarem e engrandecerem o nome d´Ele.

A começar por Anjos (Pra quem tem fé) de O Rappa:

Lembrando que ♫ Pra quem tem fé, a vida nunca tem fim ♫  

"Pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas." 1 Pe 1.9


Louvado seja o Senhor pela graça comum!


Comentários